Mais de uma dezena de marcas representadas.

O Grupo Litocar é hoje uma referência na distribuição automóvel da Região Centro. Atualmente está presente nos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e recentemente Santarém.

O Grupo Litocar representa as marcas Renault, Dacia, Nissan, Honda, Mitsubishi, Mazda, Hyundai, Opel, Fiat e Abarth, para além da marca própria - Ncar.

14

Concessionários distribuídos pela Região Centro de Portugal.

Visão

Litocar uma empresa inovadora, suportada na excelência operacional e na sustentabilidade económica, social e ambiental.

Missão

Garantir a satisfação total do cliente suportados no desenvolvimento permanente das competências dos nossos colaboradores, na excelência dos meios técnicos e da gestão.

Valores

Eficiente, Próxima, Inovadora e Confiável.

Eixos
Estratégicos

Consolidar

A marca Litocar como player incontornável na distribuição automóvel.

equipa

Reter uma equipa de colaboradores de elevado desempenho e comprometidos com as boas práticas ambientais e de higiene e segurança no trabalho.

excelência

Disponibilizar um serviço de excelência, ao melhor preço, reconhecido pelo cliente.

sustentatibilidade

Manter a rentabilidade e uma estrutura de custos competitiva de forma a garantir um crescimento sustentável.

1982

Nasce em 22 de Junho a concessão Renault da Figueira da Foz, enquanto estrutura autónoma da empresa, que estava presente na cidade desde 1970, contando desde a primeira hora com uma estrutura societária com sócios locais.

1992

Um grupo de sócios, juntamente com um conjunto de investidores, adquire a totalidade da empresa.

1993

No início do ano a denominação social da empresa é alterada para Litocar – Automóveis do Litoral, Lda.

1995

Ao aumentar o seu capital e transformar-se em sociedade anónima, a empresa passa a designar-se Litocar – Automóveis do Litoral, S.A.

 

1996

A área de influência da Litocar cresce para o território de Coimbra, com abertura de um espaço provisório na cidade, no dia 01 de Maio, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra.

1997

São inauguradas novas instalações em Coimbra, em 18 de Abril, em Eiras – hoje conhecida como Coimbra Norte - que passam a funcionar como sede operacional da empresa.

2000

É formalmente constituído o Grupo Litocar, a 7 de Abril com a criação da Litocar Investimentos SGPS, S.A. São inauguradas as novas instalações da Figueira da Foz a 26 de Outubro, em Brenha, substituindo desta forma os espaços obsoletos existentes no centro da cidade, nomeadamente as oficinas existentes desde o início da década de 70 e concentrando desta forma toda a actividade num único espaço.

2003

A Litocar obtém certificação da APCER à norma ISO 9001:2000 (sistema de gestão da qualidade), sendo a primeira concessão independente da rede Renault a obter esta certificação.

2006

É apresentada a nova identidade corporativa do Grupo Litocar. Em Julho do mesmo ano, o grupo Litocar adquire a Ondacentro – Comércio Automóvel, S.A. concessionário Honda para a região de Coimbra desde 1992.

2007

Com a abertura de novas instalações, em 22 de Março, em Coimbra Sul, a Litocar consolida a sua posição da zona sul do distrito de Coimbra e norte do distrito de Leiria. Estas passam a ser a sede do grupo e o back-office do grupo passa a estar concentrado na participada Litocar – Serviços Partilhados, Lda., que iniciou a sua actividade no início do ano.

2008

Reabilitação das instalações de Coimbra Norte.

2009

O Grupo Litocar, em Abril de 2009, entra no capital da Auto Jardim Automóveis S.A. - concessionário Renault na Covilhã desde 1974, em Castelo Branco desde 1995 e na Guarda desde 1999. Esta empresa era também representante da Nissan desde 2003 na Guarda, desde 2004 em Castelo Branco e desde 2005 na Covilhã. São inauguradas as novas instalações de Cantanhede, a 23 de Julho.

2010

A empresa altera a denominação social para Litocar - Distribuição Automóvel S.A., e transfere a sua sede social para as instalações de Coimbra Sul. Esta alteração resulta do alargamento da sua área de atuação no início do ano aos distritos da Guarda e de Castelo Branco por transferência desta actividade da Auto Jardim. Também em 2010, a Litocar passa a ser o distribuidor Renault o distrito de Viseu, inaugurando novas instalações em Viseu, em 17 de Junho. São ampliadas as instalações Renault de Castelo Branco de forma a concentrar no espaço a actividade Renault e Nissan até então a funcionar em instalações diferentes.

 

2011

Com o início do ano A Auto Jardim Automóveis, S.A. passa a denominar-se Litocar BI - Comércio Automóvel, S.A. São inauguradas novas instalações da Guarda, a 28 de Junho, concentrando num só espaço as atividades Renault e Nissan existentes na cidade. Em Julho a Ondacentro torna-se representante da marca Honda para o distrito da Guarda. A certificação ISO 9001:2000 é alargada à Litocar BI, enquanto que a Litocar passa a ser certificada nas áreas do ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança no trabalho (OHSAS 18001).

2012

Com a Litocar a comemorar 30 anos de actividade, a Litocar BI – Comércio Automóvel S.A. torna-se, em Setembro representante da marca Mitsubishi para a região de Coimbra e Castelo Branco.

2013

A Ondacentro passa, em 14 de Janeiro, a ser  concessionário Honda em Viseu, e reparador autorizado, em Setembro em Castelo Branco, enquanto que a Litocar BI é nomeada, em Março, concessionário Opel para a Guarda e Covilhã. A imagem do grupo é novamente reformulada de  forma a se adaptar à estratégia prevista no Plano Ambição 2015 +.

2014

A certificação ISO 9001: 2008 da Litocar BI estende-se à atividade Opel. Esta torna-se representante Opel na região Entre o Douro e o Vouga, com a abertura, em Setembro de instalações provisórias em Santa Maria da Feira. Lançamento do Portal Interno da Litocar.

2015

Em Dezembro de 2015, inicia-se a operação nas novas instalações da Litocar em Santa Maria da Feira.

2016

Concentração da actividade Mitsubishi nas instalações de Coimbra Sul. A Litocar H, Comércio Automóvel, S.A. é nomeada concessionário Mazda para a região de Coimbra, Viseu e Castelo Branco, e Honda em S.M. Feira. A Litocar H Comércio Automóvel, S.A.  torna-se representante Hyundai em S.M. Feira e Viseu. O grupo Litocar torna-se o único operador automóvel triplamente certificado em Portugal.  

2017

Abertura de quatro novas instalações: Oliveira do Hospital (Renault e Mitsubishi), Santarém (Honda e Hyundai),Coimbra Centro (Ncar) e Castelo Branco Norte (Ncar e Mazda). A Litocar BI, Comércio Automóvel, S.A. torna-se representante Fiat e Abarth em Santarém.

2018

Reconversão das instalações da sede; Reabilitação das instalações de Santarém; implementação do projeto Lean – novos processos; transição para as novas normas ISO 9001: 2015 e ISO 14001: 2015.

2019

Aquisição do reparador autorizado Volkswagen, Audi e Skoda de Torres Novas, e integração no grupo como Litocar Aral – Comércio Automóvel, S.A. Início da construção das instalações de Aveiro.