TRIPLA CERTIFICAÇÃO LITOCAR

2016-08-01

TRIPLA CERTIFICAÇÃO LITOCAR

O grupo Litocar obteve, em 2016, a certificação às normas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001), Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001) e Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001) nas suas três empresas de retalho automóvel: Litocar - Distribuição Automóvel S.A., Litocar BI - Comércio Automóvel S.A. e Litocar H - Comércio Automóvel S.A. A certificação, atribuída pela APCER, confirma o cumprimento de normas de elevado rigor e exigência nos serviços prestados nas nove instalações do grupo e nos seus 23 pontos de venda.

 

A obtenção da tripla certificação resulta de uma estratégia continuada de adoção de medidas com vista à melhoria dos processos, da satisfação dos clientes e colaboradores Litocar. Uma política de qualidade e sustentabilidade ambiental que está fortemente inscrita no plano estratégico do grupo Litocar, cuja visão passa por “ser um operador de referência na distribuição automóvel, apoiado nos valores da qualidade e da sustentabilidade, económica, social e ambiental”.

O processo de certificação iniciou-se em 2003, com a obtenção da certificação à norma de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001) por parte da Litocar - Distribuição Automóvel S.A. Na altura, a Litocar foi a primeira concessão da rede Renault a obter esta certificação (exceto as filiais comerciais da marca) . Desde então, o grupo Litocar tem trabalhado diariamente na melhoria dos processos internos, conseguindo alargar a certificação às restantes normas e empresas do grupo (ver cronologia).

Enquanto empresa certificada, a Litocar assegura competência e rigor na execução dos serviços que presta, de acordo com normas de elevada exigência. Para garantir os critérios da norma Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001), por exemplo, o grupo faz uma monitorização contínua da satisfação dos seus clientes e investe continuadamente na melhoria das condições de conforto das suas infraestruturas. O compromisso com a norma ISO 9001 estende-se ao próprio Plano Estratégico do grupo, que prevê um crescimento coerente e sustentável.

As questões ambientais, associadas à norma ISO 14001, estão também fortemente enraizadas no dia a dia dos colaboradores Litocar. O grupo opera em instalações amigas do ambiente (com tecnologia de aproveitamento de luz natural) e possui duas centrais fotovoltaicas, que produzem em energia limpa cerca de 25% da energia consumida por todo o grupo. As oficinas Litocar estão equipadas com sistemas de prevenção rigorosa de fugas de óleo e trabalham com combustível limpo sempre que possível. Globalmente, a Litocar procura utilizar sempre as melhores soluções do ponto de vista ecológico, o que permitiu reduzir 12% da pegada ambiental do grupo, entre 2014 e 2015.

Mas o esforço não fica por aqui. Nos próximos anos, o grupo Litocar tem previstos vários investimentos a nível ambiental. Entre eles está um projeto de eficiência energética que irá incidir nas áreas das energias renováveis, da poupança de recursos e da monitorização de consumos.

Para garantir o cumprimento da norma de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001), o grupo Litocar promove a utilização obrigatória dos equipamentos de proteção individual por parte de todos os colaboradores e garante condições de segurança em todas as suas instalações. Periodicamente, são ainda realizadas ações – simulacros, formações em segurança, primeiros socorros, etc – junto dos colaboradores, com vista ao reforço das regras e procedimentos de segurança internos. Esta preocupação esteve ainda na origem da criação de um espaço dedicado aos colaboradores, a Academia Litocar. 

Mais Recentes


Newsletter

Deve preencher correctamente todos os campos.

Subscreva a newsletter e receba as notícias da Litocar.

Campos obrigatórios*.

 

Mapa do Site

Fechar

Litocar
Quinta da Boavista, Cernache
3044-521, Coimbra
Portugal
+351 239 490 200